Removendo o mofo da parede – dicas valiosas

Você mora em uma região muito úmida, a ponto de formar mofo na parede? Sabia que o mofo pode trazer diversos prejuízos à saúde, como doenças pulmonares e problemas alérgicos?

Então vamos eliminar o mofo da sua parede já!!

O ingrediente principal: água sanitária.

Gente, é impressionante a eficácia da água sanitária na limpeza e sanitização das superfícies. Acredite em mim! Participei de atividades em laboratório de microbiologia, em estudos sobre limpeza de dentaduras (sim, é isso mesmo). E a água sanitária, ou melhor, hipoclorito de sódio, sempre foi o melhor método para combater as cepas fúngicas, a ponto de não crescer nada na placa de cultura microbiológica.

Porém, que fique claro que é praticamente IMPOSSÍVEL eliminar 100% dos fungos da parede, uma vez que eles penetram no cimento. Porém, podemos remover o mofo visível e controlar o seu crescimento com as técnicas que vou ensinar aqui para vocês.

Como vamos utilizar a água sanitária, você vai precisar remover ou proteger com um plástico todo e qualquer tecido. Trabalhe com roupas velhas que possam ser manchadas. Remova qualquer utensílio passível de corrosão, pois o hipoclorito corrói metais.

Você vai utilizar um borrifador da Vonder (é o melhor até agora, e que tem suportado a água sanitária sem estragar). Vai fazer uma diluição de 50% água sanitária com 50% de água (se fizer 500 ml, serão 250 mL de água + 250 mL de água sanitária).

É IMPRESCINDÍVEL que o ambiente esteja todo arejado. Janelas abertas, portas abertas, e se possível, um ventilador por perto. E que você utilize óculos de proteção e máscara para gases (vai por mim, isso é muito importante. Pode parecer besteira, mas pessoas já ficaram cegas e já m0rrer4m por causa da manipulação inadequada da água sanitária).

Você vai borrifar a mistura em toda região visível de mofo, e deixar agir por 10 minutos. Só esta aplicação já é capaz de branquear o mofo. É sério! Veja nas fotos do teto. Em seguida, nas áreas que você alcançar, vai borrifar mais um pouco da água sanitária, e esfregar. É preferível esfregar com uma escova de mão de cerdas brancas, pois a bucha acaba juntando sujeira (ex: Escova de mão Multiuso Noviça). Você vai borrifar a escova com a mistura antes de escovar, e depois agita ela num balde com água para tirar o excesso, e esfrega novamente.

Deixe o ambiente ventilado para a água sanitária secar. Seque o chão com um pano seco.

Em seguida, num outro borrifador (evite usar o mesmo para não ter problema de reações indesejadas entre as substâncias), você vai diluir bórax – borato de sódio – com água morna (1 colher de sopa de bórxas -15 g – em 1 Litro de água morna). Agita bem a mistura até diluir bem. Demora um pouco, tá? Depois, você vai aplicar sobre toda a superfície que tinha o mofo. O bórax vai criar uma camada antifúngica, e vai demorar mais tempo para criar um novo mofo ali.

Veja o antes e depois de usar somente a água sanitária (ainda não tinha utilizado o bórax). No teto não consegui esfregar, mas vejam só do que a água sanitária é capaz!

Se quiser melhorar ainda mais a proteção da parede, e evitar este infortúnio, pinte com tinta antimofo Tinta Suvinil – Evita mofo) É real, gente. A tinta realmente faz com que o mofo demore pra aparecer, e quando aparece, são pequenos pontos. Utilizamos a tinta antimofo nas cômodas de MDF, naquelas madeirinhas mais porosas.

E aí? Gostou das dicas? Você também tem esses problemas em casa? Quem mora em regiões úmidas, como no litoral, sofre com esses problemas! Espero ter ajudado!